Guaíba homenageia os 77 anos do SINDEC
Régis Araújo

Uma sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores de Guaíba marcou a homenagem da cidade aos 77 anos de existência do SINDEC, completados dia 10 de julho e celebrados nesse dia na Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA). Antecedendo a homenagem, a mulher de José Campeão Vargas, presidente da Casa e proponente do ato, Leila Trein, fez a entrega de flores a Élida Capitão, mulher de Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Ao ocupar a tribuna, Campeão - como é conhecido o vereador ? destacou o fato de ele fazer parte da história daquela entidade, ao atuar em eventos.

martcantes para os Comerciários e a classe trabalhadora. O presidente do Legislativo guaibense fez ver a importância que tem para Guaíba ter contado com a força do SINDEC em campanhas pelo desenvolvimento municipal, como no zoneamento da silvicultura, mais recentemente, ou na campanha pela instalação de uma unidade da montadora de automóveis Ford, num passado recente.

Num ato prestigiado por lideranças políticas e sindicais de expressão, como Ivone Simas, presidente do Sindicato dos Comerciários de Guaíba; Elisabeth Costa, diretora do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI) e Lélio Falcão, presidente da ONG Força Verde; a Secretária da Câmara, Paula Paroli, fez pronunciamento que sintetizou o evento. Pausadamente, a vereadora contou uma história resumida do sindicalismo, desde os primórdios, no Século 19, até a atualidade, com o surgimento da luta coletiva organizada e a constituição das corporações de classe. Ao falar em nome do prefeito Henrique Tavares, o vice Marcelo Reinaldo fez uma relação entre a porção feminina da categoria comerciária e a presença de quatro mulheres nas secretarias da prefeitura, além da Diretora de Compras do Legislativo. Reinaldo também defendeu a qualificação profissional como forma de comprometer o mercado com melhores empregos e qualidade de vida para os Comerciários. Em sua fala, o vereador Antônio Sarrafo, egresso do transporte rodoviário, declarou que a homenagem é um reconhecimento à classe comerciária portoalegrense.

A FORÇA DO COMERCIÁRIO ? A expressão do SINDEC na sociedade, constatada na entrega do Troféu Semear, dias 10, na SOGIPA, foi acentuada pelos oradores e na representatividade da platéia. Gelson Santana, Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre, com subsede em Guaíba, fez questão de levar seus cumprimentos aos homenageados. Em meio a amigos e parceiros de luta, o presidente do SINDEC, Nilton Neco, apontou a existência de um caminho comum ao longo da trajetória dos 77 anos. Ele chegou a afirmar que sem a participação dos trabalhadores e amigos, a missão do SINDEC não se realizaria.  Ao dizer que ?amigo não se deixa no meio do caminho?, Clàudio Janta, secretário-geral do SINDEC  e presidente da Força Sindical -RS resgatou a importância de ter encontrado lideranças como Ivone Simas, que preside os Comerciáriuos guaibenses, e José Campeão, ex-diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção  Civil, no percurso até os 77 anos da entidade. Para Janta, que também é Conselheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o SINDEC cresceu representando os interesses dos Comerciários, mas ajudando a organizar categorias irmãs. ?Assim é o SINDEC?, disse.