Força Sindical-RS realiza programação na Semana da Consciência Negra no Rio Grande do Sul; Hoje é dia de Marcha

Marcha, teatro e debate com quilombolas têm organização da central.

A Força Sindical-RS integra as comemorações e homenagens em alusão à 21ª Semana da Consciência Negra no Rio Grande do Sul. Oficialmente, a semana iniciou na segunda-feria, 14/11, quando a Secretaria de Estado da Cultura, representada pelo FIGTF, celebrou às 20h, no Parque Estância da Harmonia a chegada da centelha da Chama Farroupilha.

Considerado um dos grandes líderes de nossa história, Zumbi transformou-se em símbolo da resistência e luta contra a escravidão, defesa da liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. Ele também foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por negros fugitivos das fazendas. Zumbi nasceu em Alagoas, em 1655 e, aos 40 anos, foi degolado, no dia 20 de novembro de 1695. A data de sua morte é lembrada e reverenciada em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra

Conforme o diretor da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), historiador Claudio Knierim, o 14 de novembro é uma data importante para o movimento negro do Rio Grande do Sul, porque em 1844 um pouco antes de terminar a Guerra Farroupilha um grupo de lanceiros negros desarmados por Davi Canabarro foi massacrado pelas tropas imperiais no Cerro de Porongos, hoje município de Piratini.

A programação que a central realiza terá:

21/11 - segunda-feira - Participação na 5ª Marcha Zumbi dos Palmares, concentração 17h30min no Largo Zumbi dos Palmares.

1°/12, quinta-feira - Fala Quilombola - 19h - Encontro com quatro quilombolas de Porto Alegre na sede da Força Sindical-RS (Cristóvão Colombo, 203). Tema: Resgate histórico e assuntos da atualidade.

04/12, domingo - 11h - Apresentação do espetáculo de teatro Mãe Coragem, na Redenção.

Realização Instituto Girassol

Apoio Força Sindical-RS

Informações da Força Sindical-RS e Secretaria Estadual da Cultura.