Força Sindical-RS, Fetracos e sindicatos gaúchos participam de ato no Congresso; Câmara de negociação discutirá PEC das 40 horas
Régis Araújo

Força Sindical-RS, Fetracos e sindicatos gaúchos participam de ato no Congresso; Câmara de negociação discutirá PEC das 40 hora.

Os diretores da Força Sindical-RS participaram de ato, hoje, no Congresso em Brasília e reivindicaram diretamente ao presidente da Casa, deputado Marco Maia, pela redução da jornada de trabalho para 40 horas.

O presidente da central a nível nacional, Paulinho Pereira, liderou o grupo que contou com a presença do diretor Luis Carlos Barbosa, o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, o secretário de Juventude, Jefferson Tiego, o diretor do Sindec/Canoas, Antenor Federizzi, Patrícia Garcia do Sec/Guaíba e Jorge do Sintracom.

A proposta da redução de 44 para 40 horas semanais está pronta para ser incluída na pauta de votação no plenário da Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou no ato a criação de uma câmara de negociação para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) 231/05, que prevê a carga de trabalho de 40 horas semanais. Maia também destacou que vai instalar uma comissão especial para tratar das terceirizações.

“Temos compromisso com a pauta dos trabalhadores, mas vai ser necessária a articulação dos sindicatos para levar adiante esse processo.” Maia ressaltou ainda que, ao receber os trabalhadores no tapete vermelho, a Câmara garante que aqui é a casa do povo e que recebe os trabalhadores da mesma forma que recebe as autoridades.

A manifestação foi promovida pela centrais sindicais: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Entre os parlamentares que se encontram com os manifestantes também estão os deputados Vicentinho (PT-SP), Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e o Delegado Protógenes (PCdoB-SP).

Os manifestantes gritaram palavras de ordem com “40 horas já, tá na hora de votar”.

Com informações da Força Sindical Nacional.