Força Jovem participa da Reunião de Promoção de Trabalho Decente para os Jovens no Peru
Régis Araújo

A Força Jovem esteve presente na reunião de promoção de trabalho decente para os jovens da OIT ? Organização Internacional do Trabalho que aconteceu no Peru. O encontro que reuniu 13 países da América Latina e Espanha, teve como representante oficial do Brasil Jefferson Tiego da Silva, Secretário Nacional de Políticas para a Juventude da Força Sindical Nacional. .

O evento teve como principal objetivo promover e debater ações em busca do desenvolvimento de políticas internacionais e locais para o trabalho decente na juventude. Os painéis foram norteados pelos temas: Marco político e estratégias regionais para promoção do trabalho decente dos jovens; A crise financeira internacional e seus efeitos no trabalho decente dos jovens na América Latina; Experiências inovadoras e formação profissional para a empregabilidade dos jovens nos países da região; Políticas plenas e programas para promoção do trabalho decente dos jovens nos países da região.

Com base nas discussões Jefferson Tiego argumentou que é preciso criar políticas para a educação e qualificação profissional, exigindo das empresas um número mínimo de trabalhadores jovens. ?O governo também tem papel importante nesta inclusão, criando políticas de incentivo a contratação de jovens e qualificar os professores da rede pública, uma vez que eles são responsáveis pela educação e formação da juventude?. Tiego destaca também que é preciso incentivar os jovens empreendedores, a partir de qualificação técnica e crédito facilitado, oportunizando a criação de novos negócios.

Segundo o secretário, a iniciativa foi bastante importante, mas é preciso discutir de forma a profundada cada assunto trabalhado. ?Foi criado uma agenda de encontros para 2010 onde fortaleceremos as políticas de trabalho decente para juventude?.

Participaram do encontro os Ministérios do Trabalho e Emprego, empresários e trabalhadores de todos os países envolvidos.

A reunião aconteceu nos dia 21,22 e 23 de outubro.