Fetracos entrega pedido de filiação à CNTC
Renata Germano

O diretor da Fetracos, Luiz Carlos Barbosa, entregou à CNTC o pedido de filiação da entidade.

O diretor da Fetracos, Luiz Carlos Barbosa, entregou à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) o pedido de filiação da Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Força Sindical (Fetracos), na quarta-feira, 27 de janeiro.

A solenidade ocorreu durante o Seminário Nacional “Os trabalhadores no Comércio na Luta por um mundo melhor”, promovido pela CNTC dentro do Fórum Social Mundial.

“Temos que defender a condição de dirigente sindical, há locais que não permitem que o trabalhador se sindicalize”, disse Barbosa. “Para a regulamentação, penso que todas as centrais têm que assumir a responsabilidade e estejam no Congresso pressionando”, concluiu.

O evento contou com a presença de comerciários de várias centrais do país e discutiu sobre a regulamentação da profissão da categoria. “A Federação e a Força Sindical entende que esse reconhecimento é mais uma conquista para humanização da profissão, é inaceitável que a categoria que mais cresce nesse país e importante para a economia seja tratada ainda como ocupação e não profissão”, disse o tesoureiro da Força Sindical e presidente da Federação de Comerciários de São Paulo, Luiz Carlos Motta.

O senador Paulo Paim, autor de um dos projetos de regulamentação, participou da mesa. "O projeto de regulamentação estabelece parâmetros adequados para o exercício da atividade profissional, sem o desgaste fpisico e emocional por que passam diariamente", declarou.