Dia Nacional da Consciência Negra
Renata Germano

Libertar o Brasil do racismo é tarefa de todos.

Libertar o Brasil do racismo é tarefa de todos, até porque as estatísticas mostram que o País ainda precisa avançar muito para promover a igualdade de direitos à população negra brasileira.

Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), baseado em dados do IBGE, nas seis principais regiões metropolitanas do País, entre agosto de 2004 e agosto deste ano, a taxa de desemprego dos 20% mais pobres (com renda per capita domiciliar inferior a R$ 203,3 por mês) subiu de 20,7% para 26,27%. Os dados levantados pelo Ipea indicam que quase 80% desses desempregados são negros.

Outra pesquisa da Fundação Seade, “Os negros no Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de São Paulo”, informa que a população negra é a mais atingida pelo desemprego na região. A pesquisa revelou também que as mulheres negras detêm os resultados mais desfavoráveis, pois a taxa de desemprego total entre elas foi a mais elevada no ano de 2008 (19,5%), enquanto a taxa de desemprego das mulheres brancas no mesmo ano correspondia a 14,7%.

Voltar pro topo