Conselho de Ética absolve Paulinho por 10 votos a 4
Régis Araújo

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar rejeitou, nesta quarta-feira (3), o parecer do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que recomendava a cassação do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, que também é presidente da Força Sindical. Paulinho foi absolvido da acusação de envolvimento em um esquema de desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por 10 votos a 4.

Em seu parecer, apresentado na última quarta-feira (26), Paulo Piau recomendou a perda do mandato por quebra de decoro parlamentar. Durante a sessão do Conselho de Ética, a maioria dos deputados se manifestou contrariamente à cassação.

Perseguição ? O advogado de Paulo Pereira, Leônidas Ribeiro Scholz, ressaltou que a tônica do processo foi um esquema que não existe e nunca existiu, como demonstrou auditoria do próprio BNDES. Segundo Paulinho, as denúncias do seu envolvimento com o suposto esquema de desvio de verbas no BNDES não passam de  ?perseguição política?.

?O Conselho fez justiça porque entendeu que era uma perseguição contra o trabalho que eu tenho feito aqui na Câmara. Está dentro do que era esperado?, afirmou Paulinho.

O presidente do Conselho de Ética, deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), indicou o deputado José Carlos Araújo (PR-BA) para elaborar o parecer vencedor. Araújo tem até a próxima quarta-feira (10) para apresentar o novo parecer, pela absolvição de Pereira, que também será votado pelo conselho.

Mais informações:

www.camara.gov.br