Confiança do consumidor permanece alta entre dezembro e janeiro
Régis Araújo

O mais recente resultado divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) mostrou uma elevação de 3,0% entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. O ICC passou de 97,4 para 100,3 pontos. Nos três anos anteriores, o índice havia subido em média 1,6%nesta época do ano. Apesar da evolução relativamente favorável, o índice ainda situa-se num patamar baixo em termos históricos.

No bimestre dezembro-janeiro, o ICC acumulou uma variação de 3,5%, um pouco inferior à variação média de 4,2% apurada para o mesmo período nos três anos anteriores. No bimestre anterior (outubro-novembro), o índice havia se reduzido em 14,0%, contra uma média de crescimento d10e 4,6%, registrada nos anos anteriores.

O quesito que mede o grau de otimismo do consumidor em relação à situação econômica local nos próximos seis meses - que havia registrado o pior resultado da série histórica em dezembro passado - evoluiu favoravelmente entre dezembro e janeiro: a parcela dos que preveem melhora elevou-se de

18,3% para 22,5% do total, enquanto a dos que projetam piora reduziu-se de 36,3% para 28,1%.

Já o quesito que mede a intenção de compra de bens duráveis continuou em trajetória descendente, registrando o resultado mais fraco desde setembro de 2005. Entre dezembro e janeiro, a proporção de consumidores que planejam gastar mais com duráveis diminuiu de 14,0% para 11,0%; a dos que pretendem gastar menos aumentou de 34,5% para 35,9%.

Fonte: Agência Fecomércio