Comerciários prestigiam inauguração da sede do Sindnapi em Porto Alegre

Diretores Luis Carlos Barbosa, Clàudio Janta e Claudio Correa participaram do ato realizado nesta sexta-feira.

Um coquetel para a categoria e representantes dos mais diversos setores do movimento sindical marcou o ato de inauguração da sede do Sindnapi-RS, nesta sexta-feira (25). Situado na Avenida Borges de Medeiros, 343, o imóvel adquirido pela entidade se torna agora a nova casa dos Aposentados da Força Sindical. "É uma luta de anos e anos, militando, trabalhando. No outro dia foi inaugurada a sede em, Guaíba e hoje inauguramos a sede própria aqui e é um avanço e uma conquista para quem batalhou a vida inteira", declarou a comerciária aposentada Delta Carvalho.

O presidente nacional do Sindnapi, João Inocentini, comentou a trajetória da entidade e destacou a importância da obtenção de um local para o atendimento dos aposentados em Porto Alegre.  "Daqui pra frente queremos que o sindicato cresça. Vamos investir muito aqui no Rio Grande do Sul, que tem tudo para ter um grande sindicato", afirmou, apostando no grande número de aposentados do Estado.

O líder destacou ainda que o momento é de unir e fortalecer a categoria uma vez que a pauta da extinção do Fator Previdenciário ganhou caráter de urgência em Brasília. "O Fator não é um problema só nosso, dos aposentados, mas de toda a sociedade. É de todo mundo que está na ativa, trabalhando, que vai se aposentar amanhã", declarou Inocentini.

Representando o Sindec-POA, o diretor Luis Carlos Barbosa (foto) também comentou o impacto do fator, gerando reflexos de mais de 20% da renda dos aposentados. Barbosa também salientou que a valorização da aposentadoria deve acompanhar o salário mínimo: "Temos que reforçar esta fileira pela garantia da recomposição do salário, porque na medida em que o trabalhador se aposenta, ele vem sofrendo ao longo dos anos uma perda nos seus reajustes e agora, com a recomposição do mínimo nacional e a não atualização do salário do aposentado temos um prejuízo que causa profundas marcas".

O presidente estadual da Força Sindical, Clàudio Janta, também prestigiou o evento. "Temos a certeza e a convicção de que (o Sindnapi) será o maior sindicato de trabalhadores do mundo, porque estamos nos referindo a um sindicato de um conjunto de pessoas que ajudaram a construir este país", declarou, em sua saudação. Janta destacou ainda a localização simbólica de "resistência e democracia" onde se estabeleceu a sede do Sindnapi. "Nesta Esquina Democrática vários dirigentes sindicais foram presos, vários dirigentes sindicais se uniram numa década de chumbo, lutando por aumento de salário e por liberdade", lembrou.

O diretor Claudio Correa, em nome da Fetracos, colocou a federação novamente à disposição dos aposentados. "É importante a aposentadoria e a manutenção da luta de cada um dos aposentados. Contem com a Fetracos e com o nosso apoio". Também participaram os vereadores de Porto Alegre, Márcio Bins Ely e Luiz Braz, que enfatizou a inauguração da sede como produto do esforço e da união dos aposentados: "A inauguração desta sede é um marco desta luta que é efetuada e que não pode parar aqui, só começa aqui".

O representante do Ministério do Trabalho, Fabricio Dutra, prestigiou o ato, observando a grande participação da categoria e do movimento sindical na inauguração do Sindnapi. "Se hoje temos uma sociedade que reconhece os sindicatos e reconhece as lutas é por causa das lutas deles (aposentados), de anos atrás, que redemocratizaram o Brasil", declarou.

Emocionada, a presidente do Sindnapi no RS, Beth Costa, cobrou compromisso dos governantes e da sociedade com os aposentados. "Sou um grão de areia, mas um grão de areia que quer ver crescer esta casa cada vez mais, e com um grande objetivo: sermos realmente respeitados". A união da categoria também foi um ponto destacado pela líder: "Temos que nos orgulhar de sermos aposentados, pobres ou ricos, somos todos iguais".

Durante sua fala, a anfitriã criticou a caracterização da aposentadoria como benefício. "Nós contribuimos. É o nosso salário que vamos buscar", enfatizou, encerrando ao reafirmar que o ato da conquista da sede configura um recomeço. "É o começo de tudo, vamos partir de mãos dadas e ir à luta", afirmou.

Texto: Andréia Sarmanho