Classes C e D representam mercado de R$ 800 bilhões
Américo Cordeiro

Consumo.

A melhoria da renda do brasileiro aumentou o potencial de consumo das classes C e D, que já representam um mercado de R$ 834 bilhões, segundo levantamento feito pelo Instituto Data Popular. Só os jovens movimentam, de acordo com a pesquisa da empresa de consultoria, em torno de R$ 96 bilhões. E para cada R$ 100,00 em mercadorias vendidas, R$ 41,00 se destinaram a produtos comprados por mulheres.

Os dados foram anunciados pelo sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles. De acordo com ele, engana-se quem acredita em uma nova demanda onde a escolha é ditada apenas pelo preço que cabe no bolso. Ele disse que a população de baixa renda que ingressou recentemente nas classes C e D sabe dar valor a cada centavo gasto e prefere aplicar o dinheiro em itens com preço e qualidade em uma faixa intermediária. O executivo ponderou que os produtos mais baratos são desprezados porque duram pouco e os mais sofi sticados e caros estão fora da lista de compras porque comprometem a renda desse consumidor.