Caminhada marca o Dia Internacional da Mulher
Renata Germano

Marcha foi acompanhada pelo prefeito José Fogaça e vice-prefeito José Fortunati.

Mais de 500 pessoas participaram da caminhada da Força Sindical em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na manhã de segunda-feira, 8 de março, pelo centro de Porto Alegre. A presença majoritariamente feminina veio de sindicatos filiados à Central e comerciários de todo Estado, Força Comunitária, Sindef, Sindicato dos Municipários de Viamão, Sindicato dos Aposentados, e de pessoas que passavam pelo local e aderiram à caminhada.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, junto com o prefeito José Fogaça e do vice-prefeito José Fortunati, distribuiu flores para as participantes e trauseuntes. Eles estavam acompanhados de mulheres que ajudam a melhorar o quadro de violência e desigualdade por que passa a mulher, como a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Couro, Calçado e Vestuário (Conacovest), Elvir Graebin, a diretora do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi) da Força Sindical, Beth Costa, a presidente da Federação das Mulheres Gaúchas, Mari Perusso, e a secretária municipal de Coordenação Política, Clênia Maranhão, entre outras líderes.

Com camisetas roxas, ao som de músicas alusivas à mulher, e slogans como “Quem ama, não mata, não humilha e não maltrata”, a caminhada seguiu com moradores da rua Alberto Bins aplaudindo e jogando flores da janela.

O prefeito José Fogaça saudou as mulheres da Força Sindical e de todo país, declamando um poema em homenagem a elas.

“Os direitos e conquistas das mulheres nós alcançamos diariamente, hoje é um dia a mais na vida de homens e mulheres, um dia de reflexão”, disse Clàudio Janta.