Cai marquise na Rua dos Andradas
Régis Araújo

Uma marquise com cinco metros de extensão desabou, às 4h45min de ontem, na rua dos Andradas esquina com a General Câmara, no centro do Porto Alegre.

Uma marquise com cinco metros de extensão desabou, às 4h45min de ontem, na rua dos Andradas esquina com a General Câmara, no centro do Porto Alegre. A marquise era de um prédio comercial de 15 andares onde são exercidos diversos serviços profissionais. As atividades do térreo tiveram que ser interrompidas, pois havia o risco de novas quedas. Os vigilantes de edifícios vizinhos relataram que o estrondo foi grande. O impacto foi tão forte que o calçamento afundou em alguns pontos.

A Brigada Militar e o 1º Comando Regional de Bombeiros da BM foram mobilizados na ocorrência que não teve feridos, principalmente em função do horário. Entre 7h30min e 8h, porém, dezenas de estudantes da Escola Monteiro Lobato costumam se concentrar sob a marquise antes do início das aulas e ficaram surpresos com a situação. O Instituto Geral de Perícias (IGP) realizou uma avaliação no local. Na marquise caída na calçada podiam ser percebidas várias camadas sobrepostas de piso que podem ter sido adicionadas ao longo dos anos.

Há suspeitas de que a estrutura não tenha suportado o peso da construção e por isso tenha desabado. A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) também foi acionada. O responsável pela Seção de Fiscalização da Smov, Paulo André Machado, constatou que havia sido emitido um laudo de estabilidade estrutural da marquise do prédio, entregue no dia 14 de março de 2006 e assinado por um engenheiro civil.

O documento tinha validade até o ano de 2009. O engenheiro será agora chamado para explicar o que houve com a marquise e apresentar imediatamente um novo laudo. Machado lembrou ainda que um trabalho de fiscalização foi desenvolvido em todos os prédios com marquise da área central da cidade, sendo exigidos os laudos de estabilidade estrutural entre o final de 2006 e início de 2007.

Fonte: Correio do Povo

Voltar pro topo