Brasil gerou 2,14 milhões de vagas com Carteira assinada até outubro
Régis Araújo

A geração de empregos com Carteira assinada continuou crescendo no País em outubro, com a criação de 61.401 novos postos, uma alta de 0,20% em relação ao estoque do mês anterior. Apesar da diminuição de ritmo após a crise financeira, nos dez primeiros meses de 2008 verificou-se a criação de 2.147.971 postos de trabalho.

?O resultado continua sendo positivo e ao final de 2008 teremos o melhor resultado da história da geração de empregos no Brasil, com mais de 2 milhões de vagas criadas. Nos próximos dois meses o crescimento pode não ser o que esperávamos no início do ano, mas o desempenho até aqui garante esse resultado surpreendente?, afirmou o ministro Carlos Lupi, ao apresentar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Expectativa ? O ministro prevê que em 2009 poderão ser gerados 1,8 milhão de empregos, apesar da conjuntura econômica internacional desfavorável. Segundo ele, a expectativa se deve ao fato da economia brasileira estar plantada ?em bases bem sustentadas, principalmente por causa do consumo interno, e em face das medidas que o governo vem tomando para facilitar o crédito para diversos setores?. Para Lupi, a redução da taxa básica de juros (Selic) poderia facilitar a expansão da economia.

**Fonte: imprensa do MTE