Conteúdo da página

Marco de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

A combinação de vários fatores positivos explica o otimismo. O primeiro deles é o reajuste de 12% do salário mínimo. Como a Páscoa cairá entre os dias 10 e 12 de abril, no início do mês, as pessoas terão mais dinheiro para gastar.

O Sindec participa junto, à Força Sindical RS e aos demais movimentos sindicais nacionais, do Ato Unificado Contra a Crise, que vai acontecer no dia 30 de março, às 15 horas, em frente à GM. Vamos nos manifestar contra as demissões, pela geração de emprego e melhorias salariais, pela manutenção e ampliação de direitos, pela redução dos juros e da jornada de trabalho sem redução de salários. Participe conosco!.

Segundo o diretor do Sindec, Clàudio Correa, ?seria necessário um reajuste de 24% no mínimo para recompor o valor original, de 1,28 do mínimo nacional, na faixa I do Piso Estadual. Nosso Estado sempre foi referência para a criação de pisos regionais, mas com o passar do tempo o nosso valor está cada vez mais desvalorizado, se comparado os salários de quem nos tinha como modelo?, salientou.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Ferramentas Gerais foi eleita no dia 4 de fevereiro deste ano, em uma escolha acompanhada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. No mês de março, a comissão participou do curso de Cipa ministrado pelo Sindec.

Aos sábados a família comerciária pode vir ao Sindec para atendimento jurídico, médico e odontológico. Aproveite mais essa facilidade que o seu sindicato oferece para você.Horários: Jurídico - 9h às 13h - 5° andarMédico e odontológico - 9h às 12h - 6° andar.

Março será o mês da virada para a criação de empregos no País. A afirmação foi feita ontem pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que se mostrou otimista quanto à geração de postos de trabalho este ano. Segundo Lupi, o saldo de contratações com carteira assinada no mês de março será de 100 mil. De acordo com o ministro, os fatores que sustentam essa previsão estão ligados ao aquecimento do mercado interno, que continua muito forte. "Com o aumento do salário mínimo, os assalariados e os aposentados e pensionistas, que são vinculados a ele, colocam alguns bilhões no mercado e começam a comprar", explicou Lupi.

A trajetória de queda da taxa básica de juro tem reduzido os ganhos das aplicações em renda fixa. Em contrapartida, as cadernetas ficaram mais atraentes. O governo teme a concentração de investimentos em poupança, pois isso teria como consequência o desequilíbrio entre as operações financiadas por elas e aquelas suportadas pelos fundos de investimento.

A economia brasileira voltou a abrir postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, depois de três meses seguidos de fechamento de vagas, informou o Ministério do Trabalho nesta quarta-feira. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram gerados 9.179 postos de trabalho formais no mês passado.

O Sindec constatou uma série de irregularidades na sede da loja Ponto Frio, localizada na rua Dr. Flores, denunciou a empresa junto ao Ministério do Trabalho. Constatou-se que o teto da empresa estava em péssimas condições e corria, inclusive, risco de desabamento, e ainda, que o depósito da empresa não tinha qualquer tipo de ventilação com a temperatura chegando a 48ºC. Apesar do alerta do sindicato, a loja nada fez e a negligência da empresa, que acabou colocando em risco a vida de funcionários e consumidores mantendo a loja em funcionamento obrigou que o Ministério do Trabalho chamasse a Polícia Federal.

A crise da economia mundial deve continuar nas manchetes dos jornais durante este ano. A estimativa é de que a partir de 2010 o cenário comece a melhorar. Pelo menos essa é a expectativa do professor do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP) Celso Luiz Martone que esteve em Porto Alegre falando dos desdobramentos da turbulência e do impacto no Brasil.

O trabalho decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Entende-se por trabalho descente um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.

Reuna a família para assistir mais uma edição do programa Nossa Força, que vai ao ar neste domingo (15), pela Rede Vida, a partir das 19h30!.

Na última quarta-feira (4), a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que pretende reduzir a jornada máxima de trabalho para 40 horas semanais, realizou reunião para eleger os vices presidentes e votar alguns requerimentos.

A apresentação de dois monólogos da atriz Silvia Duarte já prenunciava o que seria o encontro de mulheres promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul na noite de 9 de março, no auditório Manoel Quadros, do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (SINDEC). A exposição da historiadora Cláudia Helena Duarte e as considerações das psicólogas Andressa Miotto, Rosangela Christofoli e Tânia Michelena prenderam a atenção dos presentes, em sua maioria trabalhadoras. O debate sobre as formas de violência ainda praticadas contra a mulher foi a tônica do ato alusivo à passagem do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher e data da fundação da Força Sindical.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que as vendas em fevereiro de 2009 totalizaram 199,4 mil unidades, o que representa um crescimento de 1% ante janeiro e uma redução de 0,7% ante fevereiro de 2008. No acumulado do bimestre, foram comercializadas 396,8 mil unidades, um volume 4,6% inferior ao registrado em igual intervalo de 2008.

A recente passagem, a partir de 1º de fevereiro, do valor do salário mínimo a R$ 465,00 - com um reajuste de 12,05% sobre os R$ 415,00 em vigor até janeiro, e um aumento real de 5,92% - deve beneficiar cerca de 2,4 milhões de pessoas, entre empregados, trabalhadores por conta própria, empregados domésticos e empregadores, que têm seu rendimento referenciado no salário mínimo. Além disso, o aumento deve permitir a entrada na economia gaúcha, de aproximadamente R$ 1,54 bilhões ao longo do ano, e incrementar a arrecadação tributária em R$ 378 milhões.

A região metropolitana de Porto Alegre é a que registra menor diferença nos rendimentos do trabalho de homens e mulheres entre as seis que integram a Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), contrariando a fama de machista dos gaúchos.A conclusão é de levantamento divulgado ontem pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

As vendas nos supermercados cresceram 6,54% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a dezembro de 2008, principal mês de vendas do setor, o faturamento dos supermercados caiu 22,96%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O conceito "Salário igual, trabalho igual" é o núcleo da campanha colocada em andamento por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo dia 8. Um salário igual para os dois sexos é um dos princípios fundamentais da União Europeia, mencionado no Tratado de Roma de 1957 e objeto de uma legislação comunitária em 1975 proibiendo toda discriminação salarial entre mulheres e homens.

O encontro "Mulher: Parabéns todos os dias" vai ser realizado no dia 9 de março, às 19h15, no auditório do Sindec. Será um momento para conversar sobre o papel da mulher e sobre um problema que afeta muitos lares: a violência doméstica. Apesar do tema ser bastante sério, o Sindec, em parceria com a Força Sindical, está preparando um encontro com atrações para fazer deste final de tarde um momento de falar de coisa séria entre amigos.

Brasileiros terão até o dia 30 de abril para prestar contas ao Leão. Em 2009, são esperadas 25 milhões de declarações, 3,5% a mais que em 2008, quando foram entregues 24,2 milhões. O prazo de entrega vai até 30 de abril, e este ano o limite para entrega das declarações pela internet ganhou mais 4 horas - até as 24 horas daquele dia. No Rio Grande do Sul, a Receita Federal espera receber 2 milhões de declarações.

A Federação dos Trabalhadores no Comércio (FETRACOS) ampliou a representatividade da categoria e desbrava as fronteiras do Estado. Na última reunião estadual da entidade, no dia 17, foi oficializado a filiação do Sindicato dos Comerciários de São Gabriel à Fetracos. Também abrilhantaram o encontro os companheiros do Sindicato dos Comerciários de Rio Pardo.