Conteúdo da página

Fevereiro de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (29) em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e vai à apreciação da Câmara dos Deputados.

O rendimento médio real dos ocupados subiu 0,4% em dezembro ante novembro e passou a valer R$ 1.458,00.

O Senado pretende fazer um esforço político para votar em março a proposta de Resolução 72/2010, que uniformiza a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importadas.

Em conjunto, senadores se posicionaram pela votação ainda em março do projeto que uniformiza as alíquotas do imposto em operações interestaduais.

Em nota na sexta (24), a Força Sindical considerou “absurda” a posição do tribunal.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, representou o Sindec-POA na composição da mesa principal e foi mediador do primeiro painel do evento.

Embora nenhuma empresa privada vá ser, a princípio, obrigada a desenvolver apps para as TV digitais, a administração pública espera que o aumento do número de televisores com tecnologia para interatividade seja estímulo para que as companhia tomem a iniciativa por si mesmas.

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em seu informativo distribuído à imprensa um projeto aprovado em 2010 no Senado que proíbe esse tipo de prática. A proposta aguarda parecer de relator na Câmara.

O Sindec-POA e a Força Sindical-RS participam da organização e da programação.

A Câmara analisa um projeto de lei (PL 3003/11) que prevê condições adequadas de trabalho nas empresas que forem contratadas pela administração pública federal para a realização de obras ou serviços.

A ONG Xama de Duas Faces, que mantém o Xama Pré-Vestibular Popular para alunos com baixa renda, estará realizando inscrições para o seu extensivo para o vestibular.

Trabalhadores iniciam agora intenso corpo a corpo com as bancadas pela votação do projeto do novo piso regional.

Afastamento por uso de drogas gerou prejuízo de R$ 107, 5 milhões em 2011.

O horário foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. O período de vigência é variado, mas a média nos últimos 20 anos é de 120 dias.

As pessoas caem e este é um fato normal se levarmos em consideração a Lei da Gravidade, o que não é normal é que as pessoas achem normal o fato delas caírem.

Para economista, o aumento do custo de vida com a alta da inflação, a adoção de medidas restritivas por parte do governo para esfriar a economia (medidas macroprudenciais, aperto fiscal e monetário), o agravamento da crise europeia e uma depreciação pontual da taxa de câmbio impactaram na desaceleração das vendas do comércio em 2011.

A média nacional do IPC-S alcançou 0,27% na semana de 22 de fevereiro.

A Turma Recursal do JEF (Juizado Especial Federal) da 3ª Região determinou que o INSS pague os atrasados a partir de 2004 a todos os segurados com direito à revisão dos benefícios por incapacidade concedidos entre fevereiro de 2002 e agosto de 2009.

Faça o download na página da Receita na internet.

"Esperamos um crescimento de 3,5% do PIB no ano, principalmente por conta do estímulo à atividade via massa salarial e renda", diz economista.

Para homens e mulheres, é preciso ter 180 contribuições.

A Força Sindical-RS participa dos debates e será representada no evento pelo diretor de Meio Ambiente e presidente da Força Verde, Lélio Falcão.

Um estudo realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (SPbancários) em parceira com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que a PLR representou 14,5% da remuneração total anual de um caixa bancário, incluindo nessa conta os benefícios com transporte, alimentação e o próprio salário fixo, 13º salário e férias.

Prazo termina no próximo dia 29 e a multa por cada documento não entregue até a data é R$ 41,73.

Essas estimativas estão acima do centro da meta de inflação (4,5%).

No domingo de Carnaval, o presidente da Força Sindical-RS prestigiou o camping em Rondinha e ajudou na hora de assar o churrasco.

Após a aula de encerramento, foram entregues os certificados e realizada uma avaliação conjunta do curso. Os alunos destacaram o volume de informação e a didática na condução das aulas.

O valor do financiamento pode chegar a R$ 20 mil, com taxa de juros máxima de 12% ao ano e prazo de amortização limitado a 120 meses, com prestações calculadas pelo Sistema de Amortização Constantes (SAC) ou Tabela Price.

Tudo sobre a redução da jornada de trabalho.

A festa rola nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro (sábado, domingo e segunda-feira).

Esse entendimento não foi mantido pelo Tribunal Regional, que acolheu recurso do trabalhador e condenou a empresa a pagar o correspondente a 15% do valor das vendas do produto.

O corte de R$ 55 bilhões no Orçamento de 2012, anunciado ontem pela equipe econômica do governo, deve dificultar ainda mais as negociações sobre o reajuste das aposentadorias do INSS acima do salário mínimo, que hoje está em R$ 622.

Desde a edição da portaria, em 2009, foram inúmeras divergências entre os setores sindicais e as confederações patronais. Para os sindicatos, a portaria vai evitar que os trabalhadores façam horas extras e não recebam por elas.

O entendimento é justificado pelo fato de que esse intervalo - compreendido entre a alta médica e o efetivo retorno ao trabalho, ou, mesmo, a rescisão contratual - deve ser considerado como tempo à disposição do empregador e, assim, deve ser remunerado.

Importantes tópicos da pauta foram discutidos entre os presidentes e representantes dos sindicatos filiados.

Os sindicalistas pediram a agilização no processo de votação do projeto de Lei nº 455/2011, posto que, a contar do dia 28 de fevereiro, o mesmo passará a "trancar" a pauta de votações da Assembleia Legislativa.

Roberto Abdenur, com base em dados da Organização Mundial da Saúde, OMS Alerta é do presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, ETCO, Roberto Abdenur, com base em dados da Organização Mundial da Saúde, OMS.

O amianto, usado durante décadas como material milagroso por sua resistência ao calor e ao fogo, foi proibido em toda a União Europeia em 2005 quando entrou em vigor uma diretriz, em 1999, lutando-se, agora, por uma proibição mundial para pôr um ponto final a esse drama.

Estudo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), realizado em 2010, aponta que a rotatividade no país é de 37% ao ano.

Mantega disse que mesmo com o aumento dos gastos com educação e saúde o governo vai atingir as metas previstas, reduzindo a dívida brasileira.

A central realiza campanha junto à população para saber e auxiliar na melhora do transporte público de Porto Alegre.

O parágrafo único, incluído no art.6º, traz a previsão de que “os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio”.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, representou Janta na reunião.

Ministério crítica diferença entre custo de captação de bancos e taxas cobradas Documento divulgado ontem também reduziu a projeção de crescimento do país em 2012 de 5% para 4,5%.

Fábricas estão contratando 20.487 vendedores e promotores. Varejo deve manter resultado de 2011.

Esta sequência de quedas mensais sinaliza que o cenário para a inadimplência das empresas será de queda neste primeiro semestre de 2012.

Em termos de segmentos, todos eles registraram decréscimo na comparação com igual período de 2011. A queda mais expressiva foi a do Atacado (-9,32%), seguido de Veículos (-6,95%), Material de Construção (-6,19%), Varejo Ampliado (-3,07%) e Varejo Restrito (1,71%).

Previsão para 2013 caiu um ponto percentual.

A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho e também modifica a lei que regula os benefícios da Previdência Social.

A linha de crédito, voltada para reforma e ampliação de imóveis residenciais, é de até R$ 20 mil por pessoa.

O tema foi muito bem colocado e de uma forma extremamente feliz pelo nosso presidente Clàudio Janta, porque efetivamente o transporte coletivo ele faz parte do trabalho decente - ressalta o sindicalista Johann.

Presidente da Força Sindical-RS ocupou a tribuna popular na sessão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira e pediu garantias no transporte público para o Trabalho Decente.

Um segurado do INSS, aposentado desde 2000, alegava que a autarquia não havia considerado no valor final de seu benefício o tempo em que ele esteve afastado de sua atividade, em razão de um acidente de trabalho.

IBGE vai criar opção ao INPC, com base em necessidade da terceira idade. Aumento maior pode sair este ano Juca Guimarães.

O ato marca as ações da central que visam verificar e garantir um transporte de qualidade para os trabalhadores da cidade.

Representando o presidente Clàudio Janta, estiveram presente o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, e o diretor da Força Marcelo Furtado.

A proposta segue agora para a CAE, onde será analisada de forma terminativa, ou seja, sem a necessidade de votação no plenário da Casa.

Bebida contém antioxidantes que evitam danos celulares causadores de doenças.

Outros 12 milhões de trabalhadores efetuaram o saque dos rendimentos.

O programa para enviar a declaração estará disponível a partir do dia 24 deste mês no site da Receita.

O indicador de expectativas quanto ao futuro apresentou decréscimo de 9,1% em janeiro. Houve uma queda generalizada dessas expectativas.

O dinheiro para essa linha de crédito especial virá dos depósitos à vista recebidos pelos bancos.

Nas categorias com representações trabalhistas mais frágeis, o piso pode estar condenado à extinção.

Em janeiro, moradores da Capital desembolsaram R$ 274,63 por produtos essenciais.

O crescente fluxo migratório de países latino-americanos tem sido acompanhado por uma mudança significativa no perfil dos trabalhadores que vêm para o Brasil.

Desempregados enfrentam dificuldades para sacar o benefício; Ministério do Trabalho diz que houve problema com mudança de sistema operacional.

“É uma grande injustiça cobrar imposto por conquistas alcançadas graças à luta e ao esforço dos trabalhadores”, defende Paulinho.

Presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, liderou comitiva da central em visita e foi recebido pelo presidente da Casa, Mauro Zacher (PDT).

Assuntos como acidentes de trabalho, legislação, AIDS e DSTs, e normas regulamentadoras foram os assuntos aprofundados pelo Técnico em Segurança do Trabalho e instrutor Osvaldo de Oliveira.

O Sindec-POA protesta contra este aumento abusivo.