Conteúdo do serviço

Prêmio Troféu Semear

Autoridades políticas e sociais que colaboram com o Sindec recebem a distinção da categoria.

Informações

Troféu Semear

A distinção do sindicato às personalidades de destaque no Mundo do Trabalho Comerciário foi um momento muito bonito da festa. Receberam o Troféu Semear destes 80 anos o comerciário Ary Castro, 92 anos, e o ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Brizola Neto. Seu Ary, como é chamado por todos, ficou muito emocionado ao receber o troféu e destacou a amizade que o liga ao Sindec. “Minha estima pelo Sindec, onde tenho muitos amigos, aumentou. Estou muito feliz”, disse, ao lado de dona Leopoldina, sua esposa.

Já o ministro, ao receber o prêmio, falou do movimento sindical e de sua importância para a sociedade. “Percebemos em Seu Ary um exemplo, para quando, nós, mais jovens, pensamos em desistir. Ele nos inspira. Agradeço esta distinção e lembro de meu avô Brizola e de todos os sindicalistas que lutam pelos trabalhadores. Consolidar a CLT, o aumento do emprego e renda do nosso país enfrentando crises não seria possível sem os trabalhadores”, disse.

O Sindec condecora todos os anos personalidades que contribuíram com a categoria com o Troféu Semear, criado pela artista plástica Glorinha Corbetta, que se inspirou na função protetora e aglutinadora do Sindec. A árvore com a família simboliza a vida e a união.

História

A história do Sindec tem início em 1932, quando era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre. Ganhou lugar no cenário porto-alegrense pelas mãos de Venâncio Ayres de Mesquita, seu fundador.

O evento de posse da sua primeira diretoria ocorreu no ponto mais charmoso de Porto Alegre na época, a Confeitaria Rocco, e contou com a presença do governador Flores da Cunha.

A aquisição da primeira sede própria, em 1936, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Vigário José Inácio, consolida definitivamente a implantação do sindicato.

Neste mesmo ano houve a primeira mobilização da categoria, que resultou na conquista de uma lei municipal que estabelecia a obrigatoriedade do fechamento dos estabelecimentos comerciais da Capital nos feriados.

Premiados

2015

DOM ROBERTO FERRERIA PAZ

ÊNIO GUIMARÃES FLORES

CORÁLIA PERDOMO

2013

ADÃO HAGGSTRAM

ARTUR LENCINI

RAFFAELINA GARCIA

SEBASTIÃO MELO

2012

ARY CASTRO

BRIZOLA NETO

2011

LUIS CARLOS BARBOSA

LUIZ BRAZ

ADELI SELL

2010

CLÀUDIO JANTA

POMPEO DE MATOS

PEDRO SIMON

2009

ELISABETH COSTA

JOSÉ FORTUNATI

RAUL PONT

JORNAL DO COMÉRCIO

2008

PAULO RENATO PAIM

CASSIÁ CARPES

DOM DADEUS GRINGS

DALVA ARANO

PAULO PEREIRA DA SILVA

2007

VENÂNCIO AYRES DE MESQUITA

GERMANO BONOW FILHO

EVA JOAQUINA MARQUES

TERESINHA IRIGARAY

CLÓVIS FONSECA BRUM

AIRTON JOÃO FERRONATO

JUSSARA CONY

CARLOS EDUARDO VIEIRA DA CUNHA

MARIA DO ROSÁRIO

EDSON CAVALCANTE SILVEIRA

MANOEL JOSÉ QUADROS

Voltar pro topo