União dos comerciários foi decisiva para garantir direitos e avançar nas conquistas
Na frente desfocado, aparece um panfleto sobre a campanha salarial dos comerciários. Ao fundo o presidente do Sindec fala no microfone.

Neste ano, obtivemos mais uma vitória. Mesmo em um cenário de negociações salariais difíceis para a maioria das categorias no Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre conseguiu, através da união e da confiança dos comerciários, uma grande conquista na Campanha Salarial 2015/2016, com a reposição total da inflação, garantindo um aumento de 10,33%.

Valorização do piso

O Sindec também lutou pela valorização do piso, uma vez que grande parte da categoria se encaixa nesta faixa salarial e, muitas vezes a baixa remuneração é o fator decisivo para a rotatividade no setor. Por isso, conquistamos aumentos nos pisos que vão de 10,33% a 14,6%.

Fechamento do comércio

Ainda garantimos a permanência da cláusula conquistada na Campanha do ano passado, que prevê a aplicação de multa para empresas que descumprirem a Convenção Coletiva. Também conseguimos assegurar o fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro às 18h nos shoppings e às 19h no comércio em geral, com aplicação de multa para as empresas que desrespeitarem. Dos meses de janeiro a novembro fica assegurado o fechamento do comércio até às 22h.

Manutenção das cláusulas sociais

Negociamos ainda a manutenção de todas as cláusulas sociais como auxílio-creche, quebra de caixa e quinquênio e ampliação das negociações de PLR, que irá valorizar o trabalho da categoria. Uma conquista inédita neste ano foi a garantia de que o Sindec e os sindicatos patronais, irão lutar conjuntamente pela aplicação da Lei Complementar nº 284/92, que trata do Código de Edificações de Porto Alegre, definindo que centros comerciais e shoppings devem ter estrutura adequada para os funcionários, como área de lazer, refeitório, sanitários e vestiários.

Garantia de nova negociação

Não foi uma negociação fácil. Ela acabou refletindo a crise econômica que bateu na porta de muitos setores e, infelizmente chegou ao comércio. As primeiras propostas patronais ofereciam a reposição de apenas 80% da inflação e de forma parcelada, mesmo assim o Sindec, através de sua diretoria foi incansável nesta batalha e não cedeu. Ainda conseguimos assegurar uma renegociação com o sindicato patronal para o mês de abril do ano que vem, com a certeza de que até lá estaremos ainda mais unidos e iremos avançar mais uma vez nas nossas conquistas.