Trabalhadores do comércio recebem homenagem na Câmara Municipal
Gabriella Oliveira
Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Na foto Clàudio Janta, Dionísio Mazui, Mauro Pinheiro, Luis Carlos Barbosa, Reginaldo Pujol, Marcelo Furtado, Idenir Sequim e Kevin Kriguer.

Os comerciários receberam, na tarde desta quinta-feira (dia 29), uma justa homenagem pelo Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro.

O requerimento foi do vereador Clàudio Janta, que também é presidente licenciado da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA. A homenagem aconteceu na última sessão legislativa do mês de outubro da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os comerciários compõem a maior categoria de trabalhadores do Brasil. Em Porto Alegre, são mais de 100 mil trabalhadores representados pelo Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA).

Na mesa principal do ato estavam o presidente da Câmara Municipal, Mauro Pinheiro, o presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, o presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, e o diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa.

Discursos na tribuna

Luis Carlos Barbosa na tribuna da Câmara de vereadores

Mesmo diante da ganância do governo federal em atender os interesses econômicos, que retiram direitos e muitos empregos, temos avançado pois diretoria está na luta por dias melhores para os comerciários. Temos um sindicato atuante na luta e na defesa da categoria. destacou Barbosa.

Clàudio Janta na tribuna da Câmara de vereadores

Essa Casa homenageia a categoria que está em todos os bairros e em todas as rua da cidade. A maior categoria da iniciativa privada do Rio Grande do Sul está em Porto Alegre e vem sempre evoluindo. Podem alcançarem recorde de produção, mas se não estivermos pra vender, com certeza essa economia não cresce e não se desenvolve. proferiu Clàudio Janta, mencionando que a categoria vai seguir crescendo, garantindo os direitos e a ampliação das conquistas.

Diversos vereadores fizeram uso da palavra, parabenizando a categoria comerciária. Idenir Ceccin ressaltou a homenagem justa de quem trabalha, produz e ajuda a recolher impostos. Também destacou o vereador Janta como o representante legítimo da categoria.

Sou testemunha disso como comerciante e secretário da SMIC que fui. Eu tive muito apoio do Sindec, por exemplo, para desenvolver o camelódromo e para que aquelas pessoas fossem formalizadas.