Todos contra a Zika vírus: essa responsabilidade também é sua
Ligiane Brondani
O mosquito que mata não pode nascer

Os cuidados com a higiene dentro e fora de casa são fundamentais, pois é onde o mosquito pode se reproduzir.

O Sindec Porto Alegre adere à campanha nacional para intensificar o alerta sobre o risco de infecções com o mosquito aedes aegypti que transmite a dengue, a zika e a chikungunya. Os cuidados com a higiene dentro e fora de casa são fundamentais, pois é onde o mosquito pode se reproduzirem diferentes tipos de depósitos capazes de armazenar ou acumular água parada.

A população deve ser a grande vigilante nessa campanha que pretende eliminar o foco do mosquito transmissor das doenças. A dengue, chikungunya e Zika têm sintomas semelhantes. Confira abaixo:

É SEU DEVER! 5 DICAS PARA EVITAR O CONTÁGIO

1 Usar repelente

Usar repelente ajuda a manter o mosquito longe, evitando picadas, mas é importante lembrar que o produto deve ser reaplicado a cada 6 horas para que seu efeito seja mantido e deve conter uma substância chamada DEET.

2 Evitar acúmulo de água parada

É essencial evitar o acúmulo de água parada para prevenir a reprodução do mosquito da dengue e do zika vírus, pois ele precisa de água para colocar seu ovos e produzir as larvas.

Assim, deve-se retirar entulhos do quintal ou de terrenos vizinhos abandonados, virar garrafas vazias e baldes para baixo, limpar calhas e canos de 2 a 3 vezes por semana, cobrir caixas d’água e piscinas e varrer a água parada acumulada no quintal ou na rua.

3 Colocar areia nos vasos das plantas

Vasos de plantas acumulam água e são ótimos locais para o mosquito se desenvolver. Assim, deve-se colocar terra nos pratos que ficam embaixo dos vasos, pois ela manterá a umidade para a planta e evitará a reprodução do mosquito.

4 Colocar telas em portas e janelas

Colocar telas em portas e janelas é importante para impedir a entrada do mosquito em casa, evitando que ele se multiplique no lixo da cozinha, em vasos de plantas ou em poças de água no banheiro, por exemplo. No entanto, é importante lembrar que essa medida apenas ajuda a lutar contra o mosquito, não servindo como única medida para prevenir o Zika vírus.

5 Cuidado com o lixo

O lixo de casa pode acumular água e favorecer o crescimento do Aedes aegypt, e por isso é importante fechar bem os sacos plásticos e colocar o lixo na rua apenas nos dias de coleta pelo caminhão do lixo. Além disso, deve-se evitar o acúmulo de material de construção, pneus ou outros objetos no quintal.

VEJA COMO SE PROTEGER DA ZIKA DURANTE A GRAVIDEZ

Como o Zika vírus está relacionado ao aumento dos casos de microcefalia, sua prevenção é ainda mais importante para as mulheres que estão tentando engravidar e para as que já estão grávidas.

Assim, para evitar esse vírus é preciso tomar medidas que impeçam a proliferação do mosquito Aedes aegypt, que são as mesmas utilizadas para prevenir a dengue e usar repelente diariamente para se proteger.

O seu tratamento é feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios e colírios, sendo proibido o uso de medicamentos com ácido acetil salicílico, assim como acontece na dengue.

Voltar pro topo