Sindicalistas brasileiros e mexicanos fazem intercâmbio sindical

Os interesses da Força Sindical-RS se igualam aos da CROC.

Na última sexta-feira (dia 23) a Força Sindical-RS recebeu os dirigentes da Confederação Revolucionária de Obreiros e Campesinos do México (CROC) para um intercâmbio sindical e troca de experiências. O presidente em exercício, Marcelo Furtado, o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, e o assessor para Assuntos Internacionais, Ortelio Palacio receberam a delegação em Porto Alegre.

O principal assunto do encontro foi o projeto desenvolvido para os trabalhadores mexicanos chamado “Turismo Social”, que proporciona mais acesso à cultura e ao lazer, beneficiando também as famílias dos trabalhadores.

“Dos nossos programas sociais o mais importante é do turismo social. Estamos recebendo todo apoio do estado, porque coordenamos e organizamos todos os domingos da semana convida todos os trabalhadores dando oportunidade de ir com a família ao cinema gratuitamente. O próximo passo é fortalecer a organização política”, declarou o secretário-geral da CROC, Pedro Oxté Conrado.

O presidente em exercício, Marcelo Furtado, comentou com os sindicalistas mexicanos alguns empecilhos encontrados no movimento sindical brasileiro e as ações que estão sendo tomadas para garantir mais avanços e conquistas para os trabalhadores.

O grupo realizou uma visita também na Câmara de Vereadores da capital. Na Casa aconteceu uma reunião com o presidente, vereador Mauro Pinheiro, e pelo sindicalista e vereador, Clàudio Janta, também presidente licenciado da Força Sindical-RS.

"Hoje no Brasil o Movimento Sindical vive somente para discutir o aumento salarial. Acredito que devemos estar mais inseridos nas questões diretas da vida dos trabalhadores, como educação, saúde, transporte público, e isso se faz na política", destacou Janta.

Os interesses da Força Sindical-RS se igualam aos da CROC no que diz respeito à defesa de direitos dos trabalhadores e na luta pela melhoraria da qualidade de vida

Saiba mais sobre a CROC :

A Confederação Revolucionária de Obreiros e Campesinos foi fundada em abril de 1952 na Cidade do México durante o Congresso Constitutivo convocado por quatro centrais trabalhistas.

Até o ano de 1980 a CROC filiou 750.000 trabalhadores com representação em 17 estados da república. Em 1980 mudou os estatutos - de presidência da organização que tinha uma vigência de um ano, e além disso era rotativa, mudou para ser encabeçada por um Secretário Geral do Comite Executivo Nacional. Neste tempo a CROC sindicalizou mais de 4,5 milhões de trabalhadores distribuídos em 32 Federações Estatais, tendo também 17 Federações Nacionais Industriais por ramo: assim como 3.600 Sindicatos locais, nacionais e de empresa, totalizando 15.000 contratos coletivos de trabalho.