Sindec-POA integra ato público contra aumento de impostos
Ligiane Brondani

O ato teve como principal objetivo defender a cidadania e manifestar contrariedade ao projeto de elevação da alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na tarde desta quinta-feira (dia 27) aconteceu o ato público “Agora Chega de Imposto!”, mobilização organizada pela OAB/RS, Força Sindical, CUT, Fecomércio, Fiergs, Federasul, FCDL, Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas do RS e de inúmeras entidades da sociedade civil organizada.

O ato teve como principal objetivo defender a cidadania e manifestar contrariedade ao projeto de elevação da alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 18%, além do aumento de 25% para 30% do imposto sobre gasolina, álcool, telecomunicações, energia elétrica e entre outros.

Representando a Central participou o presidente em exercício, Marcelo Furtado, que fez parte da mesa principal e destacou contrariedade também ao parcelamento dos salários do funcionalismo público. ‘Não podemos dizer que somos terra arrasada. Temos que mostrar o caminho de como se deve mudar. E atos como este são importantes para mostrar que este é um problema de gestão. Não é justo a sociedade ser punida e arcar com a má administração do Rio Grande do Sul”. Na oportunidade, Furtado anunciou uma mobilização das centrais sindicais contra as altas taxas de juros, em frente ao Banco Central, no dia 1º de setembro.

O diretor da Fetracos-RS, Claudio Correa, e o diretor do departamento jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA), Valdir Lima, também participaram do encontro.

“Não basta só ser contra, temos que propor sugestões. Eu acho que esse ato se faz importante porque já propomos o encaminhamento de uma ação que revise todo o custo que o Estado tem pago para a União”, afirmou Correa, que considera um absurdo o fato de que no período de 2009 a 2011 o RS tenha pago 600% de juros enquanto a inflação foi de 130%.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, liderou a manifestação em defesa da renegociação da dívida do Estado com a União como solução da crise financeira.

Ao final dos discursos, mais de 70 entidades assinaram um manifesto conjunto contra o aumento do ICMS, que deve ser encaminhado ao governo e a deputados estaduais, para pressioná-los a votar contra o projeto do Executivo.