Sindec comemora 84 anos de luta pelos comerciários
Pessoas em cima de um palco. Ao fundo diz

Evento contou com a participação do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira

O centro de eventos Casa do Gaúcho foi o palco da festa que marcou os 84 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre no último domingo (17). Nem o frio inibiu a participação da família comerciária que lotou a comemoração.

Entre as atrações, a Banda Samba Free começou animando o público. As crianças se divertiram com os brinquedos infláveis e guloseimas e para espantar o frio, o chimarrão ficou por conta da Ervateira Barão de Cotegipe. O humorista Pierre da Rosa encerrou as apresentações e arrancou boas risadas dos comerciários com o show de Standup Comed.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, iniciou os pronunciamentos e aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança dos comerciários que reelegeram a diretoria na recente eleição sindical e destacou a atuação da entidade.

“O Sindec foi fundado em 1932 com o propósito de representar o direito dos comerciários e nesses 84 anos o sindicato vem buscando o melhor pra vida da família comerciária. Nesses anos tivemos avanços significativos, mesmo em um cenário de crise a nossa categoria sempre teve reposição salarial e novas conquistas”, salientou.

A comemoração também contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que enfatizou a importância dos trabalhadores fortalecerem o movimento sindical.

“Nos últimos anos o sindicato tem crescido e se fortalecido, especialmente num momento tão difícil como esse, onde fala-se em crise política, ética, moral, mas principalmente na crise econômica; onde o desemprego cresce, onde os problemas sociais se aglutinam, e fragilizam especialmente a luta sindical. É por isso a importância de cada vez mais nós fortalecemos as nossas entidades sindicais para que se possa continuar lutando por um país melhor , mais solidário e que não permita retrocesso nas conquistas dos trabalhadores”, disse.

O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, prestigiou a festa e falou sobre o cenário econômico do país, sinalizando a retomada do desenvolvimento. “No segundo semestre os empregos já começam a serem retomados. O Brasil tem potencialidades e eu tenho a plena certeza que o país vai retomar o seu crescimento”, afirmou.

O Ministro ainda parabenizou o Sindec pelo aniversário. “Participar da comemoração dos 84 anos do Sindec é um privilegio, pois o comerciário é muito importante no processo econômico. O mercado compreende em produção, transformação, comércio e consumo. O elo entre o consumo e aquilo que é transformado e produzido é realizado pelo comerciário. Eu como comerciário, me sinto muito feliz em prestigiar e parabenizar a categoria de Porto Alegre”, finalizou.

Entre as autoridades presentes, estavam o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Cássio Trogildo, vereador Clàudio Janta, deputado estadual Maurício Dziedricki e a diretoria do Sindec.

Solidariedade

Caixas de alimentos e sacolas.

A categoria atendeu ao chamado do Sindec que neste ano pediu a colaboração para arrecadar alimentos e agasalhos que serão doados à instituições de caridade de Porto Alegre.

Sorteio

Homem lê um pequeno papel. Ao lado uma mulher e duas crianças. Ao fundo um homem no microfone.

Uma das atrações mais esperadas foi o sorteio (entre os associados) para o passeio “Ferrovia do Vinho”. Foram sorteados 25 comerciários que terão direito a levar um acompanhante na viagem.