MPT entra com ação contra Walmart por assédio sexual em unidades do RS
supermercado

Pelo menos 22 reclamações foram constatadas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma ação civil pública contra a Rede Walmart por constatação de prática de assédio sexual em diversas unidades da empresa. De acordo com a procuradora do trabalho Priscila Dibi Schvacz, 22 reclamações trabalhistas foram localizadas em diversas cidades gaúchas, como Cruz Alta, Porto Alegre, Cachoeirinha, Nova Santa Rita, Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul.

Ainda segundo a procuradora, a conduta de assédio é recorrente e tolerada na Walmart, já que em diversos casos não houve nenhuma providência por parte da empresa. Além da indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão, o MPT pede que a empresa cumpra dez obrigações, sob pena de multa de R$ 50 mil por item descumprido.

Entre as exigências está um pedido público de desculpas, publicado em três edições de um jornal de grande circulação no estado. A Walmart também deve elaborar um programa permanente de prevenção ao assédio sexual no ambiente de trabalho, e estabelecer um mecanismo de recebimento de denúncias e investigação sobre os fatos.

O processo corre em segredo de justiça para não expor as vítimas e testemunhas. A reportagem entrou em contato com a empresa e aguarda posicionamento.

Gaúcha