58 mil trabalhadores ainda não sacaram PIS/Pasep 2014 no RS
Gabriella Oliveira
Carteira de Trabalho

Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 recebendo até dois salários-mínimos por mês pode receber o benefício

Faltando 13 dias para o fim do prazo, cerca de 58 mil trabalhadores ainda não sacaram os R$ 880 (valor de um salário mínimo) a que têm direito no Rio Grande do Sul. Só em Porto Alegre, 10 mil pessoas deixaram de receber o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), referente ao ano-base de 2014. O prazo vai até 31 de agosto.

Em julho, quando o governo anunciou que ampliaria o prazo para o pagamento — que havia sido encerrado em 30 de junho —, chegava a 100 mil o número de beneficiários que não haviam sacado esse valor.

O benefício é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período. O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício pelo portal abonosalarial.mte.gov.br, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento. O Ministério do Trabalho também pode tirar dúvidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho 158.

COMO SACAR

PIS – o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa.

Pasep – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729-0001, do Banco do Brasil.

Mais informações – a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Olho no calendário 2015

O governo federal já divulgou o calendário de pagamento do abono salarial do ano-base 2015, que começou a ser pago em 28 de julho deste ano, seguindo as novas regras definidas pela Lei 13.134, de 16 de junho de 2015. A estimativa é que sejam destinados R$ 14,8 bilhões. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda neste ano (2016). Os nascidos entre janeiro e junho vão poder sacar no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final de saque.

Zero Hora

Voltar pro topo