Inflação de Porto Alegre sobe e varia 0,60% na segunda semana de janeiro
Gráfico no sentido crescente.

No geral, o IPC-S subiu em seis das sete capitais pesquisadas

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou variação de 0,60%, na apuração realizada na segunda semana de janeiro de 2017. O resultado foi 0,27 ponto percentual (p.p.) superior ao divulgado na primeira semana de janeiro, que foi de 0,33%.

Nesta edição, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Educação, Leitura e Recreação e Habitação, cujas taxas passaram de 1,26% para 2,38%, e de -1,15% para -0,55%, respectivamente.

A análise deste resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação; 2,38%, Alimentação; 1,26%, Transportes; 1,16% e Despesas Diversas; 0,86%. Mostra também que se situaram em nível abaixo da variação média os grupos: Comunicação; 0,34%, Saúde e Cuidados Pessoais; 0,22%, Habitação; -0,55% e Vestuário; -1,23%. As tabelas que se seguem sintetizam e exemplificam as variações de preços ao consumidor na cidade de Porto Alegre.

No geral, o IPC-S subiu em seis das sete capitais pesquisadas na segunda semana de janeiro em relação à primeira leitura do mês e avançou de 0,50% para 0,62% entre os dois períodos.

Além de Porto Alegre, o índice apresentou acréscimo na taxa de variação de preços em Salvador (0,39% para 0,60%), Brasília (0,49% para 0,55%), Belo Horizonte (0,47% para 0,68%), Recife (0,62% para 0,63%) e São Paulo (0,41% para 0,53%).

Somente a cidade do Rio de Janeiro apresentou leve decréscimo na taxa de variação no período, de 0,79% para 0,78%.

Jornal do Comércio