Confiança do empresário do comércio gaúcho sobe 13,6% em setembro
Gabriella Oliveira
Arara com roupas femininas.

Todos os pontos analisados (economia brasileira, comércio e a própria empresa) apresentaram alta.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou variação positiva no mês de setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, registrando crescimento de 13,6%. Em relação a agosto, a elevação foi de 2,2%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Fecomércio-RS.

Segundo a entidade, o resultado de setembro mostra que a confiança dos empresários do comércio gaúcho está em recuperação. O ICAEC, que mede as condições atuais, registrou elevação de 24,9% na comparação com setembro de 2015 e de 7,6% sobre agosto último, em 54,3 pontos.

Todos os pontos analisados (economia brasileira, comércio e a própria empresa) apresentaram alta. Na média de 12 meses, o indicador atingiu 83,3 pontos, crescendo em relação à média apurada em agosto (82,4 pontos).

As expectativas dos empresários do comércio (IEEC) seguiram a tendência de alta observada há alguns meses. Aos 136,3 pontos, o indicador cresceu 18,9% sobre setembro do ano passado e 2,0% na comparação com agosto de 2016.

O indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) apresentou variação positiva de 0,7% na comparação com setembro de 2015 e uma leve queda de -0,8% sobre agosto passado, alcançando 85,1 pontos. Embora ainda em campo pessimista, este indicador já demonstra sinais de estabilidade.

Jornal do Comércio

Voltar pro topo