Comerciários da Manlec rejeitam proposta da empresa e mantêm a greve
Pessoas em frente a loja Manlec.

Assembleia ocorreu na manhã desta quinta-feira (7)

Em assembleia organizada pelo Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (7) na Manlec da Avenida Assis Brasil em Porto Alegre, os comerciários da unidade e das filiais de Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada, decidiram por unanimidade, rejeitar a proposta da empresa que há cinco meses não paga os salários.

Para tentar quitar a dívida com os trabalhadores, a Manlec propôs que os mesmos continuem trabalhando e vendam as mercadorias ainda existentes na loja. O valor das vendas, retirados encargos e tributos, seria destinado 50% para a empresa, que investiria na compra de novas mercadorias e 50% para os empregados, sendo creditados diariamente na conta salário de cada trabalhador.

A ex-funcionária Lilian Telles, integrante da comissão que representa os funcionários, disse que a proposta não foi aceita porque não tem garantia. Além disso, os funcionários alegam que desde janeiro as vendas já estavam bastante reduzidas, cenário que seria difícil de reverter agora. “Se eles já não cumpriram outros acordos, quem garante que irão cumprir agora?”, questionou.

O diretor do Sindec Porto Alegre, Luis Carlos Barbosa, o diretor do Sindec Canoas, Antenor Federizzi e o advogado do Sindec Alvorada, Dr. Lucas Barbosa, esclareceram as dúvidas dos comerciários e reforçaram o apoio das entidades.

“O sindicato não decide pelos funcionários. O nosso papel é orientá-los e apoiá-los e para isso nosso departamento jurídico está em plena disposição e atuando para que possamos chegar a uma resolução favorável para os comerciários”, disse Barbosa.

O advogado Sílvio Mauro Ribeiro Jr informou que na semana que vem o sindicato tem uma reunião marcada com a juíza da Vara da Falência para informar a decisão dos funcionários e fazer os encaminhamentos necessários de agora em diante.

Uma nova reunião dos funcionários ficou marcada para a próxima quarta-feira (13/4) às 10h no Sindicato.