Assembleia da Campanha Salarial reforça que comerciários querem valorização
Pessoas sentadas em um auditório com o braço direito levantado.

Pauta de reivindicação foi aprovada por unanimidade

No primeiro dia do mês de setembro, os comerciários de Porto Alegre deram a largada para a Campanha Salarial 2016/2017, aprovando a pauta de reivindicações em assembleia realizada na sede do sindicato.

Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio dos diretores Américo Cordeiro e Marcelo Furtado e da Advogada Dr.ª Carmen Pinto. Na sequência a economista do Dieese, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações fechadas até o momento no Estado e destacou a importância do setor para a economia.

“O comércio é o 3º setor em número de trabalhadores, ficando atrás somente do setor de serviços e administração pública. De 2006 a 2014 o setor cresceu muito acima da economia, contudo, no ano passado apresentou uma queda de 6,1% no Estado”, afirmou Sandi.

A economista ainda destacou que, mesmo num cenário complexo, um terço da negociação salarial de diferentes categorias, encerradas no primeiro trimestre, fechou com ganho real.

“Temos um quadro difícil, mas nada é impossível. Vemos uma pequena recuperação, mas sabemos que está evoluindo. Este ano, como sempre, vamos fazer uma campanha forte para conquistarmos mais uma vez aumento real e a valorização dos comerciários”, destacou o presidente Neco.

Campanha Salarial

Com o motim “Comerciário Vale Muito! Comerciário Vale Mais!”, a ideia central da campanha é focar na valorização do trabalhador do comércio, pois é ele quem se dedica para que as vendas aconteçam e o empresário garanta seu lucro.

Pauta de reivindicação

O Diretor Américo Cordeiro apresentou algumas, das quase 200 cláusulas que compõe a pauta de reivindicação da categoria, dentre elas: correção salarial com reposição da inflação; aumento real de 2%; piso salarial de dois salários mínimos e meio; pagamento de um dia de trabalho no Dia do Comerciário; vale adiantamento do salário a cada dia 15 do mês; PLR; Trabalho Decente; substituição processual (o sindicato tem aval para ingressar com ações coletivas em representação à categoria); adicional noturno de 100%; auxílio refeição de R$25,00; auxílio cesta básica; auxílio acidente; auxílio creche; auxílio funeral; redução da jornada para 40h semanais sem redução do salário; fechamento do comércio nos dias 24 e 31 de dezembro até às 17h; locais para refeição nas empresas, shoppings e centros comerciais, entre outras.

Referendo

A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia