Articulações para audiências dos GEADs e realização do Fórum Social Temático 2013 tematizam reunião na ALRS

Diretor do Sindec Jefferson Tiego coordenou com Lélio Falcão o encontro.

Centrais sindicais, movimentos sociais e lideranças se reuniram nesta quarta-feira no Espaço do Fórum Democrático da ALRS para articular demandas referentes aos GEADs e audiências públicas a serem realizadas no interior do Estado, o Fórum Social Temático 2013 e a Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente, a ocorrer entre 8 e 11 de agosto em Brasílía.

O encontro foi coordenado pelo diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, e o secretário de Juventude Nacional da Força Sindical e diretor do Sindec-POA, Jefferson Tiego.

Como ponto inicial, Lélio destacou a cedência de espaço na Usina do Gasômetro, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, para a organização do FST 2013. Ele lembrou que o presidente da ALRS, Alexandre Postal, também já indicou que espaços da Assembleia estarão disponíveis para os dias de fórum em Porto Alegre. Jane Argolo, do Coletivo La Integración, destacou a necessiade de um lugar maior na Usina do Gasômetro, como o mezanino. Os organizadores se debruçam agora para agilizar o alinhamento dos 30 Mundos que compõem as oficinas do FST. Serão inicialmente escolhidas uma pessoa de cada grupo e destas um grupo menor para ser o comitê executivo do Fórum.

Também foi informado que haverá uma reunião no dia 30 de julho no Memorial do RS para apresentação e distribuição do material resumindo o acúmulo de experiências do FST 2013.

Formatos e reognizações ao FST foram propostas buscando a maior apresentação das oficinas e ONGs e socialização com o público.

Para agosto, está sendo organizando um encontro de treinamento, capacitação e orientação sobre o FST e Sustentabilidade com um dos idealizadores do Fórum Social Mundial Oded Grajew, que integra o comitê internacional do FSM, e um representante do Ministério de Integração Nacional.

Já em setembro, deverá haver encontro do Grupo de Desenvolvimento Regional com outro representante do Ministério de Integração Nacional, abordando a questão da Água, Faixa de Fronteira e outros temas que interessem ao RS.

Os participantes também comentaram a realização da Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente. Comitiva de delegados do RS vão compor o público do evento, em Brasília.