85 anos: Diretoria do Sindec reforça compromisso em defender os direitos da categoria
Pessoas uma ao lado das outras em cima de um palco

Comerciários comemoraram aniversário no domingo (9) no Centro de Eventos Casa do Gaúcho

No último domingo (9) a família comerciária se reuniu para comemorar 85 anos de história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. A festa aconteceu no Centro de Eventos Casa do Gaúcho num dia ensolarado e muito especial para a categoria.

No cardápio, uma deliciosa feijoada com diversos acompanhamentos. Para a criançada, não faltou diversão com brinquedos infláveis, brincadeiras e guloseimas. Mas o ponto alto da festa foi o show “Ventiladores da Alegria”, com os The Voice Kids Anna Lira, Luis Arthur Seidel e Arthur Lima que encantaram a família comerciária com uma apresentação digna de aplausos.

Durante a comemoração também foi o momento da diretoria agradecer aos comerciários e reforçar o compromisso da entidade com os trabalhadores.

“Diante dos últimos acontecimentos do nosso país não temos muito que comemorar, mas não poderíamos deixar passar a data que marca 85 anos de luta de um sindicato que está a frente da categoria buscando a garantia dos seus direitos. Nesse momento, mais do que nunca, vemos um ataque frontal aos direitos com a reforma trabalhista, previdenciária e a terceirização , que tendem a precarizar cada vez mais o trabalho no Brasil, desta forma o sindicato se soma as Centrais Sindicais a nível de nacional para defender esses aspectos. Por isso, estejam ao lado da nossa diretoria, com certeza absoluta vamos continuar lutando firme e forte ao lado de vocês para manter nossos direitos”, afirmou o Presidente da entidade, Nilton Neco.

O Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, reforçou que além da luta sindical, o Sindec atua em outras frentes para melhorar a vida dos comerciários.

“Além de ser o timoneiro nesses 85 anos de luta pelos direitos dos comerciários, o Sindec teve papel importante para políticas em benefício de toda a população de Porto Alegre. A ampliação do atendimento nos Postos de Saúde e a Escola de Tempo Integral são dois exemplos! Temos muito o que comemorar e muito a olhar para frente, para que o sindicato siga na condução destas vitórias! Parabéns, comerciários, seguimos na luta”, disse Janta.

Finalizando os discursos, o Presidente da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, Dionísio Mazuí, convidou a todos para fazerem uma reflexão sobre o momento político econômico do país e a atuação sindical.

“É importante que possamos fazer una reflexão acerca da importância da entidade sindical nas nossas vidas. Nós sempre pedimos a Deus que os nossos companheiros trabalhadores lembrem-se do sindicato nesse momento, participem do sindicato nesse momento, e que o sindicato não seja apenas mais uma conquista do passado que se foi em razão da preferência clara do governo, pelo interesse patronal, pelo neoliberalismo e pelo capital internacional. A vocação desse governo é a entrega das riquezas produzidas pelos nossos trabalhadores ao capitalismo internacional. Por isso é importante que os trabalhadores pensem muito e que sejam multiplicadores da ideia de que é necessário cada vez mais fortalecer o sindicato, pois ele é o ultimo refúgio que eles têm”, finalizou Mazuí.